Semana Mundial do Brincar

Vem aí uma Semana Mundial do Brincar diferente

20/05/2020
Vem aí uma Semana Mundial do Brincar diferente

Em março, praticamente todos os planejamentos para 2020, independente do setor ao qual se referiam, foram colocados em pausa. Isso porque, com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, encontros presenciais foram desencorajados, escolas tiveram suas aulas suspensas e muitos outros acontecimentos mudaram a forma com que os brasileiros estavam acostumados a viver.

Com a Semana Mundial do Brincar (SMB) não poderia ser diferente. O evento, que acontece entre os dias 23 a 31 de maio, com mobilização em nível nacional e internacional convida pessoas envolvidas com crianças e/ou temáticas a elas relacionadas para pensar, celebrar e promover a importância do brincar livre no desenvolvimento integral do ser humano.

Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança, explica que, mesmo que a SMB 2020, com o tema Brincar entre o céu e a terra, não vá acontecer em praças, parques e na avenida da praia, não fazia sentido cancelar uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar e a questão do direito da criança a ter infância. Por isso, em 2020, a mobilização será diferente.

“É um chamado para que pessoas realizem atividades para seus públicos e se engajem durante a última semana de maio, mas que essas mobilizações possam acontecer com segurança no contexto atual. Pode ser brincando na sala de casa, uma blogagem coletiva, live de contação de histórias, programas de rádio sobre brincar. São muitas as possibilidades e todo mundo terá que ser criativo, porque o importante é que a criança nunca para de brincar.”

Como participar

Para participar da SMB, não é necessário pertencer a algum núcleo da Aliança. Como se trata de uma campanha aberta, todos que se identificam com seu propósito e se sintam chamados a celebrar a importância do brincar livre para a infância são bem-vindos.

Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação, desde que seja gratuita. Para figurar na lista geral da programação da Semana, basta preencher o formulário abaixo – também disponível neste link aqui – e colocar sua ideia em prática.

Como a SMB conta com um tema a cada ano mas que sempre gira em torno da promoção do brincar livre, a sugestão é que o proponente definia uma atividade que promova essa ideia, seja com parcerias institucionais, brincadeiras, mobilizações virtuais, palestras, webinários, debates via plataformas digitais, produção de material de sensibilização, divulgação dos rodas de conversa e eventos online, atuação com o poder público e com a sociedade sobre a importância do brincar, e muitas outras.

Faça o download dos materiais e participe!

As artes da SMB 2020 já estão disponíveis. Clique aqui, para obter a logo do projeto. Para fazer o download do cartaz neste link e acesse aqui e aqui, para ter acesso aos banners com a marca dessa edição. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail smb@aliancapelainfancia.org.br.

Confira algumas ideias de brincadeiras para fazer em casa e em pequenos espaços

Pensando em maneiras de promover uma Semana Mundial do Brincar diferente, a Aliança pela Infância separou cinco dicas de atividades a serem realizadas separados mas, de alguma forma, unidos. Confira:

1. Contação de histórias em lives
Uma das atividades que sempre marca presença nas SMBs são as rodas de contação de histórias. Se esse ano não é possível estar junto fisicamente, que usemos a tecnologia para fazer a voz chegar. Qualquer adulto que tenha uma mínima habilidade em contagiar as crianças com suas leituras pode organizar uma live pelo Youtube, Instagram, Facebook ou até mesmo usando ferramentas de teleconferência.

2. Rodas de conversas com colegas de sala, do bairro ou do prédio
O fechamento de escolas na maioria das cidades brasileiras afetou enormemente a rotina das crianças. Se antes tinham horário para acordar, comer e ir para a escola, hoje fica mais difícil manter tudo nos eixos. A saudade da rotina – fundamental para as crianças – mistura-se a saudade dos colegas. Por isso, por que não organizar uma roda de conversa de crianças em ambiente virtual? Assim, é possível que elas próprias troquem ideias de atividades, conversem, façam suas reflexões sobre o momento e matem um pouco das saudades. Mas vale lembrar: a tecnologia exige sempre a mediação de um adulto. Você pode terminar a atividade sugerindo que, após sair das telas, as crianças brinquem livremente com as ideias de atividade que surgiram no bate-papo.

3. Novos formatos: discussão de podcasts para crianças
Estimular os sentidos e apresentar novos formas de conteúdo para as crianças também é uma ideia de atividade a ser aproveitada nesse período. Uma possibilidade é combinar uma escuta seguida de discussão sobre o tema.

4. Ciência em casa
Que tal se inspirar em canais populares para realizar experiências científicas com as crianças?

5. Aposte em nichos para realizar encontros online
Se as rodas de conversa valem para as crianças, com os adultos não seria diferente. Aqui vale colocar a imaginação para funcionar e apostar nos nichos: crie reuniões online, bate-papos descontraídos e até mesmo palestras com grupos de alunos de pedagogia, mães e pais que se encontravam no parquinho do prédio, professoras da educação infantil e muito mais. A ideia é não para por conta da quarentena e dar continuidade à discussões sobre os direitos da infância e o que é necessário para que crianças tenham uma infância digna.

Sobre a SMB

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações, que têm sensibilizado também a agenda política, já que muitas prefeituras a tornaram parte do calendário municipal. Todas as atividades da SMB devem ser gratuitas e cada participante atua da melhor forma que puder e estiver ao seu alcance.

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a Aliança pela Infância começou a difundir essa ideia há quase dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. E a cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar na infância como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.

 

 

fonte: Aliança pela Infância


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.