Icone da página
Voce está aqui Home > Propósitos das crianças para o Ano Novo

Propósitos das crianças para o Ano Novo

Por Muralzinho de Ideias

“Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre”.

Carlos Drummond de Andrade

Para dar as boas vindas ao ano que se inicia, que tal fazer uma lista de propósitos com a sua criança? Nós do Muralzinho de Ideias acreditamos que o recurso é uma ideia bacana, pois ao incentivarmos os pequenos a traçarem objetivos, estamos os ajudando a se conhecerem melhor, a saberem o que desejam, do que são capazes e, consequentemente, a crescerem enquanto pessoas.

Ideias de Ano Novo do Muralzinho para inspirar

É muito importante deixar que os propósitos partam das reflexões da própria criança. Cabe sim aqui espaço para o sonho e para a imaginação. Porém, pensando em não gerar frustrações quanto a expectativa de concretização de objetivos, cabe a quem estiver auxiliando o pequeno, incentiva-lo a traçar metas mais acessíveis, reais e alcançáveis. Agora, deixar a imaginação fluir em relação a como e onde será feito o registro dessa lista de propósitos, não há limites! Pode ser escrita, escultura, recorte, colagem, desenho… na cartolina, em uma tela, caderno, com materiais recicláveis… O que é necessário considerar, é que depois de criado o registro, devemos sugerir a criança que o coloque em um local visível, permitindo que ela visualize os objetivos que elencou assim que desejar. Vale colar na porta do guarda-roupa, na geladeira, na cabeceira da cama, em uma prateleira…

Fizemos parte do exercício e vamos compartilhar com você um trecho das ideias do João Pedro Varaschin (6 anos) para te inspirar a propor a criação da lista pela sua criança.

Brigar menos com o irmão mais novo
Brincar bastante
Continuar querido e amoroso
Fazer aula de guitarra
Regar as plantas do jardim
Ouvir música
Tirar o prato da mesa e recolher os brinquedos depois que a brincadeira termina
Fazer amigos novos
Ler em letra cursiva
Dar muito amor e carinho aos animais de casa
Pedir menos o celular ou o tablet
Dormir quando a mamãe ou o papai pedem

O registro dos propósitos dele compartilharemos em breve aqui com você!

Para fecharmos o texto e o ano, no decorrer de 2018, ajude a criança a não esquecer da “lista”. Assim como, ao término do ano, um outra atividade legal é propor às crianças que revisitem suas listagens e reflitam sobre o que conseguiram concretizar, o que não conseguiram, o que da lista realmente era importante e porque, o que elas desejam incluir na relação do próximo ano e por aí vai…

Feliz 2018! Que ele seja um ano repleto de sonhos e realizações!

Dê sua opinião

Suas ideias são sempre bem-vindas no nosso Muralzinho.