Diversão

Vem aí a Mostra Espetacular – presencial e gratuita em 2022

DE 20/01/2022 A 23/01/2022
Vem aí a Mostra Espetacular – presencial e gratuita em 2022

A Mostra Espetacular tem trazido para Curitiba atrações artísticas nacionais e internacionais desde 2015, a edição do ano passado aconteceu virtualmente e conectou artistas e crianças de mais de 20 países. Em 2022, a Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças acontecerá entre os dias 20 e 23 de janeiro em formato presencial. A edição deste ano tem como tema “(Re)conectar as crianças, a arte e a cidade”.

Serão 04 dias com encontros e atrações, de diversas linguagens artísticas, entre espetáculos, shows, experiências sensoriais, exposições, conversas e ações de formação e fomento da arte destinada à infância, que serão realizados em espaços culturais, praças e parques da cidade. Os encontros vão promover conexões entre artistas profissionais, amadores e estudantes de artes cênicas, em conversas sobre temas relevantes na produção artística para crianças.

Além disso, a mostra contará com a presença de programadoras/curadoras de importantes festivais nacionais e internacionais, que virão conhecer Curitiba e a cena teatral da cidade.

A Mostra Espetacular foi concebida para apresentar diversas experiências espetaculares, em linguagens artísticas diferentes, que não subestimem a inteligência das crianças e que promovam momentos de encontro – entre crianças, entre famílias, entre artistas, entre escolas, entre adultos e entre todos.

A pandemia não acabou! Por isso, o evento irá investir na presença em ambientes abertos, de maneira segura e respeitando os protocolos da nossa cidade.

A programação completa pode ser conferida neste link. Algumas atrações podem sofrer alterações e os ingressos podem esgotar. Consulte aqui a programação atualizada antes de sair de casa.

 

Confira a programação pra criançada abaixo:

 

20/01 (qui) 15h
Abertura: Show Leo Fressato
Local: Parque Gomm (R. Bruno Filgueira, 666 – Batel)
Capacidade: 150 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Ingressos aqui.

O show de Leo Fressato é marcado pelo diálogo íntimo e carinhoso com o público e, nesta edição, pensada especialmente para a Mostra Espetacular, Leo apresentará algumas de suas canções mais leves e doces, proporcionando um clima delicado, amoroso e divertido para toda a família.

Com mais de 15 anos de carreira, o cantor e compositor brasiliense de nascença e curitibano de coração é um artista prolífico, marcado por canções que tratam de amor ou de sua ausência. Transformando sentimentos íntimos em performance, Leo ganhou notoriedade nacional com o hit “Oração”, d’A Banda Mais Bonita da Cidade, e com a faixa “Coisa Linda”, uma parceria com Tiago Iorc. Em 2013, lançou “Canções para o Inverno Passar Depressa”, com produção musical de Jérôme Gras, um álbum que trazia melodiosidade, romantismo e rancor. Esse espírito está presente no seu último disco “Louco e Divertido”, produzido por Jérôme e Ian Fonseca, que se utiliza de leveza para celebrar o amor, uma inaptidão ao mundo moderno e os términos e no intimista EP “Canções Pra Você Me Perder de Vista”.

 

21/01 (sex) 15h
A Menina e o Lampião
Local: Teatro Cleon Jacques (R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
*Ingressos Esgotados

A Menina e o Lampião apresenta a história de dois atores que se veem na difícil missão de apresentar um espetáculo e fazer uma pequenina menina cheia de medos dormir. Nesta luta eles contam com a preciosa ajuda de um velho lampião que por ter passado a vida toda ouvindo histórias sob sua luz tornou-se um maravilhoso contador e cantador de histórias.

Formado por Candiê Marques (músico, ator, palhaço e educador) e Doriane Conceição (musicoterapeuta, atriz e educadora) o duo “Dois é Bom” vem desenvolvendo um trabalho cênico musical que envolve a execução de shows e oficinas musicais, a composição de trilhas sonoras para espetáculos de dança e de teatro, a apresentação de espetáculos teatrais e a contação de histórias.

 

22/01 (sab) 10h30
Nós na Cidade: Visitando Tomie Ohtake – Coletivo Nós em Traço
Local: Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, s/n – Batel)
Capacidade: 20 crianças
Classificação indicativa: 7 a 11 anos
*Ingressos Esgotados

O Coletivo Nós em Traço irá realizar uma visita interativa à obra da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake localizada na Praça do Japão. As crianças poderão explorar de forma divertida as formas e a tridimensionalidade e aprender mais sobre essa artista e sobre o coletivo.

O grupo é a materialização do desejo de quatro mulheres/mães/artistas que acreditam na arte e no seu potencial de modificar, sensibilizar e mostrar caminhos extraordinários. O Coletivo trabalha na intersecção das linguagens da dança e das artes visuais propondo interações pedagógicas artísticas em arte e educação e tem como público principal as crianças. Na infância, o exercício de investigação livre e criativa é uma potente ferramenta para formar repertório de movimentos e sensações essenciais para a construção da capacidade de elaborar o mundo. O trabalho está pautado na dinâmica interativa de desenhos de plataformas lúdicas para o livre aprender e apreciar a arte através da dança, do traço, do registro e do movimento.

 

22/01 (sab) 11h
Gran Circo Stopim – Cia dos Palhaços
Local: Espaço Fantástico das Artes (R. Trajano Reis, 41 – São Francisco)
Capacidade: 80 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Ingressos aqui.
*Este espetáculo é uma parceria entre a Espetacular e a Cia dos Palhaços, que estará em cartaz. Serão disponibilizados 40 ingressos gratuitos para a Mostra. Se você não conseguiu o seu, pode adquirir diretamente com a Companhia

Uma homenagem aos grandes circos que já existiram, reunindo acrobatas, malabaristas, domadores, mágicos, poodles adestrados, bailarinas, músicos e apresentadores, todos interpretados por apenas três palhaços: Sarrafo, Tinoca e Wilson. Um grande espetáculo de circo, ou melhor, uma grande brincadeira de circo!

A Cia dos Palhaços é um grupo de circo-teatro-música cuja pesquisa permeia a Arte do Palhaço, do circo, da Comicidade, da música e da improvisação, primando pela excelência artística. O grupo nasceu em 2004 e é formado por três artistas: Eliezer Vander Brock, Felipe Ternes e Nathalia Luiz. Desde 2008 administra o Espaço Cultural dos Palhaços onde realiza, além dos espetáculos, oficinas, festivais, mostras, debates, palestras, shows musicais e encontros de comediantes, improvisadores, palhaços e artistas circenses. A missão da Cia dos Palhaços é promover a felicidade através da pesquisa, criação, e difusão da Arte do Palhaço em suas mais variadas vertentes com profissionalismo, qualidade técnica e artística.

22/01 (sab) 15h
Circo da Madame Virgulina – Madame Virgulina
Local: Parcão – Fundos Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
Capacidade: 200 pessoas
Classificação indicativa: Livre
*Ingressos Esgotados

Madame Virgulina que tanto queria participar de um grande espetáculo criou seu próprio circo. No seu show realiza números de destreza como: mágica, malabares e equilíbrio. O público, peça chave fundamental para seu sucesso se torna seu fã clube (sem ao menos saber disso). Então se você for assistir, leva um cartaz ou pede um autógrafo, isso ajuda na autoestima da Madame.

Camila Cequinel iniciou seus estudos na área circense em 2002 no Circo Luz com os professores Daniel Allegretti, Maisa Bartholo e Silvia Wya Poty. Participou do projeto Circo da Ciência dentro do Parque da Ciência em Pinhais como contra regra pelo período de dois anos. Foi sócia fundadora da TripCirco Escola Experimental e da Cia TripCirco, exercendo as funções de produtora, professora, diretora e artista de 2007 a 2018. Na área de circo social foi instrutora no projeto da FAS (Fundação de Ação Social) Circo da Cidade. Participou de mais de 10 edições da Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo realizando as mais diversas atividades como performances, espetáculos e oficinas, destacando sua participação no grupo que organizou a 9º edição desse projeto sendo a primeira edição a ser contemplada com o prêmio Carequinha de estímulo ao circo da Funarte em 2009. Realizou 4 edições do Festival Curitibano de Circo. Foi idealizadora e realizadora do Ponto de Cultura Circo–ito onde realizou projetos de circo social nas regionais de Curitiba no período de 2010 a 2017. Em 2018 se desligou da TripCirco para se dedicar ao seu trabalho solo. Estreou seu primeiro espetáculo Madame Virgulina em 2019.

 

22/01 (sab) 17h
Percursos Afetivos – Cadu Cinelli
Local: Ciclovia (Ponto de encontro: Entrada Bosque do Papa)
Capacidade: 20 pessoas
Classificação indicativa: a partir de 6 anos
*Ingressos Esgotados

Contação de histórias itinerante feita com bicicletas. O público e o artista pedalam juntos por um percurso em que uma história é contada. Neste percurso, Cadu Cinelli convida todos a viverem a história dos irmãos Theo e Betânia ao longo de um dia para afastar uma nuvem perigosa que faz as pessoas dormirem na cidade. As duas crianças precisam fazer cinco atos mágicos na cidade para reverter a situação. Assim como as crianças, o público de todas as idades também será convidado, ao longo do percurso, a fazer os atos mágicos. Importante estar com bicicleta ou outros modos de locomoção ativa como patins, patinete e skate.

O projeto Percursos Afetivos é uma criação de Cadu Cinelli que alinhava suas grandes paixões ao contar histórias e pedalar. Há mais de 23 anos contando histórias com seu grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, Cinelli desenvolveu essa forma de contar histórias para trazer a experiência da cidade para dentro da cidade. Desde 2017 o Percursos Afetivos já foi realizado por vários cantos da cidade de Curitiba, em Pinhais, Ponta Grossa, Cambará e na cidade de Lima (PERU). Além das performances ao vivo, o projeto teve seus desdobramentos em formato de podcast, livro e cartografias bordadas. Cadu é formado em Artes Cênicas pela UNIRIO, tem Especialização em Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário e atualmente, é doutorando em Geografia pela UFPR.

22/01 (sab) 19h30 de sábado às 9h30 domingo

Uma Noite no Ateliê (ESGOTADO)
Local: Ateliê de Entusiasmo

Capacidade: 10 pessoas
Classificação indicativa: 6 a 11 anos

Uma noite cheia de entusiasmo e arte! O ateliê estará aberto para receber as crianças com propostas de arte além de poderem dormir e se divertirem no Ateliê – uma festa do pijama com arte!

Ateliê de Entusiasmo – espaço para as crianças brincarem, se relacionarem e fazerem arte! É formado por Amábile Marton (Arte educadora, pedagoga e educadora brinquedista) e Mídian Felicy Marton (Designer e arte educadora).

 

23/01 (dom) 11h
Gran Circo Stopim – Cia dos Palhaços
Local: Espaço Fantástico das Artes (R. Trajano Reis, 41 – São Francisco)
Capacidade: 80 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Ingressos aqui.
*Este espetáculo é uma parceria entre a Espetacular e a Cia dos Palhaços, que estará em cartaz. Serão disponibilizados 40 ingressos gratuitos para a Mostra. Se você não conseguiu o seu, pode adquirir diretamente com a Companhia

Uma homenagem aos grandes circos que já existiram, reunindo acrobatas, malabaristas, domadores, mágicos, poodles adestrados, bailarinas, músicos e apresentadores, todos interpretados por apenas três palhaços: Sarrafo, Tinoca e Wilson. Um grande espetáculo de circo, ou melhor, uma grande brincadeira de circo!

A Cia dos Palhaços é um grupo de circo-teatro-música cuja pesquisa permeia a Arte do Palhaço, do circo, da Comicidade, da música e da improvisação, primando pela excelência artística. O grupo nasceu em 2004 e é formado por três artistas: Eliezer Vander Brock, Felipe Ternes e Nathalia Luiz. Desde 2008 administra o Espaço Cultural dos Palhaços onde realiza, além dos espetáculos, oficinas, festivais, mostras, debates, palestras, shows musicais e encontros de comediantes, improvisadores, palhaços e artistas circenses. A missão da Cia dos Palhaços é promover a felicidade através da pesquisa, criação, e difusão da Arte do Palhaço em suas mais variadas vertentes com profissionalismo, qualidade técnica e artística.

 

23/01 (dom) 15h
Tra-la-lá Fuzuê e Zum Zum Zum: Perfomance Interativa – Tupi Pererê
Local: Praça GT Building (R. Jerônimo Durski, 1562 – Batel)
Capacidade: 200 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Ingressos aqui.

Uma junção das canções dos espetáculos do grupo Tupi Pererê numa proposta performática e interativa, onde as crianças são convidadas a participarem o tempo todo. Essa é a “travessia” lúdica e divertida pelas estações do ano, sons e travessuras pelos ritmos daqui e acolá. Pelo “barulhar” do Brasil e seus diferentes contextos. Um encontro com a plateia para brincar, encantar, divertir, imaginar.

O Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores.

Sobre o evento

A Mostra Espetacular nasceu em 2015 e foi convidada a integrar a Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para crianças e jovens (FIBRA), que reúne os maiores festivais internacionais para este público do país e que articula o desenvolvimento, financiamentos e intercâmbios internacionais. A Espetacular também fechou uma importante parceria com a Amazonas Network, agenciadora internacional, sediada na Alemanha, co-produtora do FITA Chile, que é responsável pela curadoria internacional do projeto.

 

fonte: Mostra Espetacular

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Quando

20/01 (qui) 15h – Abertura: Show Leo Fressato

21/01 (sex) 15h – A Menina e o Lampião – Ingressos Esgotados

22/01 (sab) 10h30 – Nós na Cidade: Visitando Tomie Ohtake – Coletivo Nós em Traço – Ingressos Esgotados

22/01 (sab) 11h – Gran Circo Stopim – Cia dos Palhaços

22/01 (sab) 15h – Circo da Madame Virgulina – Madame Virgulina – Ingressos Esgotados

22/01 (sab) 17h – Percursos Afetivos – Cadu Cinelli – Ingressos Esgotados

22/01 (sab) 19h – Um Noite no Ateliê – Ateliê de Entusiasmo – Ingressos Esgotados

23/01 (dom) 11h – Gran Circo Stopim – Cia dos Palhaços

23/01 (dom) 15h – Tra-la-lá Fuzuê e Zum Zum Zum: Perfomance Interativa – Tupi Pererê

Onde

Show Leo Fressato – Parque Gomm (R. Bruno Filgueira, 666 – Batel)

A Menina e o Lampião – ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social

Nós na Cidade: Visitando Tomie Ohtake – Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, s/n – Batel)

Gran Circo Stopim – Espaço Fantástico das Artes (R. Trajano Reis, 41 – São Francisco)

Circo da Madame Virgulina – Parcão – Fundos Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)

Percursos Afetivos – Ciclovia (Ponto de encontro: Entrada Bosque do Papa)

Tra-la-lá Fuzuê e Zum Zum Zum: Perfomance Interativa – Praça GT Building (R. Jerônimo Durski, 1562 – Batel)

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OUTONO! 🍁👯‍♂️📸Redução da temperatura 🌡Diminuição do tempo de luz diária ☀️Mudança na coloração das folhas das árvores, que passam a ter tons mais avermelhados… 🍂 (aqui a gente adora por conta das fotinhos, né?)Pensando nisto, listamos alguns lugares incríveis dessa cidade que tanto adoramos para você curtir/registrar a estação em família! 👇Salva o post e PROGRAME-SE 😉📍Parque Tanguá📸 Gazeta do Povo📍Rua do Outono📸 Ricardo Marajó📍Parque São Lourenço📸 Carolina Moraski📍Passeio Público📸 Prefeitura de Curitiba📍Parque Barigui📸 Arlete Reino Pellanda📍Bosque do Papa📸 Prefeitura de Curitiba📍Parque Tingui/Memorial Ucraniano📸 José Fernando Ogura📍Jardim Botânico📸 Thiago KunzMais alguma ideia de local bacana que deseja sugerir? Conta aqui pra gente! 👇.....#curitiba #outono #curitibakids #curitibaemfamilia #curitibacomcrianças #muralzinhodeideias ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.