Cinema e animação

Mais de 80 filmes indígenas para assistir gratuitamente no YouTube

19/04/2021
Mais de 80 filmes indígenas para assistir gratuitamente no YouTube

Mais de 80 filmes sobre os saberes indígenas – entre longas-metragens e curtas – estão disponíveis on-line em uma lista de reprodução no YouTube e podem ser acessados gratuitamente.

A coletânea de produções, com maior foco em países da América Latina e Caribe, foi parte das ações da agência da ONU para comemorar o Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019) e foi disponibilizada durante o Festival de Cinema Indígena Online realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Festival que tinha como objetivo difundir a produção audiovisual produzida por indígenas que abordam a diversidade cultural dos povos originários.

Dentre as produções, estão documentários brasileiros, como os que contam a vida das etnias Kalapalo e Kawaiwete. Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina e Bolívia são alguns dos outros países cujas obras são apresentadas nesta seleção.

O material tem alto valor pedagógico, e pode ser utilizado na escola por educadores que queiram valorizar a cultura indígena de uma forma mais conectada com a experiência prática das populações tradicionais, explorando outros potenciais educativos que muitas vezes não são contemplados nos livros didáticos.

Dentre os temas abordados pelos filmes, estão preservação do meio ambiente, educação, consumo sustentável, preservação do patrimônio cultural e natural e papel das mulheres indígenas

A seleção contempla uma variedade de idiomas indígenas, falados por entrevistados de documentários e personagens de ficção. Entre as línguas gravadas, estão o Damana (Povo Wiwa), Kamëntsá, Awápit, Namtrik (Povo Misak), Nasa yuwe, Mojeño Ignaciano, Chacobo, Chiquitano, Kalapalo, Matlatzinca, Tojolabal, Tojono, Otomí, Waorani, Movima, Machineri, Cavineño, Huasteco, Yaqui, Tseltal, Huichol, Qhas Qut Suñi Urus, Uru Chipaya, Moré, Tsimane, Ch’ol, Mayo, Purépecha, Seri, Cucapá, Weenhayek, Náhuatl, Nasa yuwe, Guaraní, Mosenten Beni, Kayabi/Kawaiwete, Millcayac, Matapi, Tinigua, Tehuelche, Guaná, Chaná, Uru uchumataqu, Tapiete, Awajún, Quechua, Amahuaca, Taushiro, Sapanish.

Confira alguns filmes presentes na seleção abaixo:

Para acessar a playlist completa do Festival Cinema Indígena Online da Unesco, clique aqui.

 

Foto destaque: Junior Reis

fonte: Portal Lunetas

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Onde

Para acessar a playlist completa do Festival Cinema Indígena Online da Unesco, clique aqui.

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

REPRESENTATIVIDADE ❤️Indígena brasileira é homenageada com boneca Barbie. Cola aqui 👇“Conhecida como @cunhaporanga_oficial nas redes sociais, Maira Gomez, da etnia Tatuyo - região do Alto Rio Negro, no Amazonas, se tornou a primeira indígena brasileira a ganhar uma Barbie para chamar de sua.Com pintura e roupas tradicionais da comunidade, a boneca faz parte do projeto MULHERES INSPIRADORAS, que homenageia ícones femininos através da boneca mais famosa do mundo (que completa 65 anos neste ano). À CNN Brasil, Maira falou sobre como é ter uma versão sua da boneca e o impacto disso para meninas indígenas de todo o país. ‘É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista’, celebrou ela. Você ter uma boneca com a sua semelhança, suas características, seus trajes... mostra que você não pode desistir nunca dos seus sonhos’No total, 8 mulheres foram homenageadas no início de março pelo projeto MULHERES INSPIRADORAS (do original em inglês “Role Models”) este ano. Além de Maira, também receberam suas bonecas: Viola Davis, Lila Avilés, Helen Mirren, Shania Twain, Nicole Fujita, Enissa Amani e Kylie Minogue. Segundo a divulgação feita pela Mattel, as homenageadas são mulheres que ‘quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem’.É a Barbie firme e forte em sua jornada de inclusão e representatividade! 👏🏽👏🏽👏🏽 Curtiu? Bora compartilhar essa ideia com seus amigos ❤️.....📸 e inspiração: @barbie @mattel @cnnbrasil ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.