Artes cênicas

Festival Brincando na Praça ganha edição on-line e traz circo, teatro, dança, música e oficinas pra curtir em família

DE 31/07/2021 A 01/08/2021
Festival Brincando na Praça ganha edição on-line e traz circo, teatro, dança, música e oficinas pra curtir em família

O festival de artes cênicas Brincando na Praça anuncia o line-up completo de sua segunda edição, que acontece de 23 de julho a 01 de agosto, com uma programação completamente on-line e gratuita, que reúne apresentações circenses, dança, música, teatro e diversas oficinas.

Realizado pela Muda Cultural, o festival é voltado ao público infantojuvenil e conecta, por meio da arte e da cultura, temas importantes como diversidade, sustentabilidade, questões sobre equidade racial, de gênero, entre outros. A transmissão é para todo o Brasil, através do Facebook e YouTube, da Muda Cultural, a partir das 15h.

Neste ano, o festival que tem levado entretenimento à população no período de pandemia conta com uma diversidade de estilos que promete agradar ao público, durante cinco encontros. O evento vai oferecer uma programação com mais de 20 atrações de várias partes do país e conta com o patrocínio da WestRock e da Ferro+ Mineração, do grupo J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As atrações foram selecionadas através de uma curadoria que contou com a participação de Julia Pires. Em sua primeira edição, o Brincando na Praça reuniu nomes como Cia. Trucks, Grupo Esparrama, Cia. Clã do Jabuti e muitos outros, ao longo de 16 horas de atividades culturais nos 8 dias de evento.

O diretor da Muda Cultural, Ítalo Azevedo, salienta a importância da continuidade do evento que já entrou para o calendário cultural do país. “Selecionamos atrações com foco na vivência em família, para todos os públicos, e convidamos a comunidade a vir se divertir nessa festa.”

Entre as apresentações: Beatles Para Crianças – O Musical, A Pequena Semente do Tempo (Cia Navega Jangada), Sonhatório (Cia Truks), Catappum (Coletivo Catappum), Banda D’égua (Duo d’égua), O Jardim do Imperador (Cia Pelo Cano), Estupendo Circo di SóLadies (Circo di SóLadies), Circo de Lampezão e Maria Botina (Cia Caravana Tapioca), Bambaquerê (Grupo Corpo Molde), Lúdico (Cia Druw), Oficina Corpo Casa (Dança Sem Fronteiras), Workshow Dança Afro (Cia Fankama Obi), Monasciclos (Jujuba e Chicote), Além das Montanhas (Cia Mapinguary), Casada Comigo Mesma (Cia Asfalto de Poesia), Oficina de Confecção de Instrumentos (Orquestra Modesta), O Vaqueiro e o Bicho Froxo (Pia Fraus), No Reino das Água Doces (Agbalá Conta), Lúdico na Dança (Cia Druw), Pocket Show da Orquestra Modesta, Aula-espetáculo: Uma Viagem pelas Danças e Mitos Brasileiros (Nau de Ícaros), Fafá Conta Histórias pra Brincar e Sacudir o Esqueleto (Fafá Conta), Vivência Barbatuques (Barbatuques) e Tiquequê.

“Para nós, da WestRock, cuidar da nossa gente e das comunidades onde estamos inseridos é uma questão de responsabilidade. Contribuir para que o nosso planeta seja um lugar melhor para nós e para as futuras gerações faz parte de nosso compromisso. Por isso, apoiamos e investimos em iniciativas como o projeto Brincando na Praça, que trazem conhecimento em conteúdos tão importantes para a construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todas as pessoas. Apresentando de forma lúdica e com informação, conteúdos que abordem diversidade & inclusão, educação ambiental e proteção à criança. Tudo isso aliado à diversão. Acreditamos que juntos é possível oferecer educação, entretenimento e conhecimento para as pessoas”, Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade WestRock.

Totalmente gratuito e on-line, o Brincando na Praça é uma oportunidade para conhecer de perto a produção de arte do país, por meio de conteúdos como cenários, roupas, bonecos e instrumentos. Também há danças, percussões corporais, música e atividades interativas, em que os visitantes podem aprender a confeccionar os seus instrumentos e o universo da dança de origem africana. A apresentação de todas as atividades do festival é da mestre de cerimônias Palhaça Rubra.

O Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e a Ferro + com apoio da JMN apresentam o projeto Brincando na Praça, beneficiando de forma gratuita as escolas e comunidade das cidades de Itaúna, Piracema, Desterro de Entre Rios e Congonhas. A Ferro+ e a JMN transformam recursos naturais em desenvolvimento e são reconhecidas pela excelência de seus processos e pela qualidade de seus produtos. Juntas seguem incentivando ações que promovam qualidade de vida e bem estar a sociedade!”

Confira a programação completa abaixo:

23/07 (sex) 15h 

Pequena Semente do Tempo – Cia Navega Jangada

Circo de Lampezão e Maria Botina – Cia Caravana Tapioca

Além das Montanhas – Cia Mapinguary

Aula Espetáculo – O físico e o simbólico: uma viagem pelas danças e mitos brasileiros – Nau de Ícaros

24/07 (sab) 15h

Duo D’égua

O Vaqueiro e o Bicho Froxo – Pia Fraus

Fafá Conta Histórias para brincar e sacudir o esqueleto – Fafá Conta

Workshow Dança Afro – Cia Fankama Obi

25/07 (dom) 15h

Emaranhada – O Vessero de Mavi

Bambaquerê – Grupo Corpo Molde

Canções para Pequenos Ouvidos – Orquestra Modesta

Oficina de Confecção de Instrumentos – Orquestra Modesta

31/07 (sab) 15h

O Jardim do Imperador – Cia Pelo Cano

Lúdico – Cia Druw

Lúdico na Dança – Cia Druw

Catappum – Coletivo Catappum

Vivência Barbatuques – Barbatuques

Casada Comigo Mesma – Cia Asfalto de Poesia

01/08 (dom) 15h

Sonhatório – Cia Truks

Estupendo Circo Di Só Ladies – Circo di SóLadies

Oficina Corpo Casaa – Dança Sem Fronteiras

No Reino das Águas Doces  – Agbalá Conta

Monasciclos – Jujuba e Chicote

Tiquequê

 

Para assistir ao festival no YouTube, clique aqui. Já para assistir no Facebook, o link é este.

 

imagem destaque: Portal Lunetas

fonte: News Assessoria & Comunicação

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Quando

31/07 e 01/08 (sab/dom)

sempre 15h

Onde

Para assistir ao festival no YouTube, clique aqui. Já para assistir no Facebook, o link é este.

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

REPRESENTATIVIDADE ❤️Indígena brasileira é homenageada com boneca Barbie. Cola aqui 👇“Conhecida como @cunhaporanga_oficial nas redes sociais, Maira Gomez, da etnia Tatuyo - região do Alto Rio Negro, no Amazonas, se tornou a primeira indígena brasileira a ganhar uma Barbie para chamar de sua.Com pintura e roupas tradicionais da comunidade, a boneca faz parte do projeto MULHERES INSPIRADORAS, que homenageia ícones femininos através da boneca mais famosa do mundo (que completa 65 anos neste ano). À CNN Brasil, Maira falou sobre como é ter uma versão sua da boneca e o impacto disso para meninas indígenas de todo o país. ‘É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista’, celebrou ela. Você ter uma boneca com a sua semelhança, suas características, seus trajes... mostra que você não pode desistir nunca dos seus sonhos’No total, 8 mulheres foram homenageadas no início de março pelo projeto MULHERES INSPIRADORAS (do original em inglês “Role Models”) este ano. Além de Maira, também receberam suas bonecas: Viola Davis, Lila Avilés, Helen Mirren, Shania Twain, Nicole Fujita, Enissa Amani e Kylie Minogue. Segundo a divulgação feita pela Mattel, as homenageadas são mulheres que ‘quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem’.É a Barbie firme e forte em sua jornada de inclusão e representatividade! 👏🏽👏🏽👏🏽 Curtiu? Bora compartilhar essa ideia com seus amigos ❤️.....📸 e inspiração: @barbie @mattel @cnnbrasil ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.