Literatura

Com bom humor e informação, autora curitibana lança livro sobre vegetarianismo

23/10/2021
Com bom humor e informação, autora curitibana lança livro sobre vegetarianismo

A autora curitibana Simone Mattos lançou, no dia 29 de setembro, o livro “Nasci Vegetariana – num mundo carnívoro”. Com ilustrações do artista Sampaio, a obra reúne crônicas para falar da evolução do vegetarianismo no Brasil com bom humor e informação. E para celebrar o lançamento do exemplar, a autora irá promover uma manhã de autógrafos no Museu Oscar Niemeyer. O evento acontecerá no sábado (23), das 10h às 12h.

“Peixe não é carne”, “Mas você também não come frango?”. Quem é vegetariano ou vegano com certeza já ouviu esses e outros questionamentos duvidáveis ao expor sua realidade alimentar. E com a jornalista Simone Mattos não foi diferente. Unindo bom humor e preciosas informações sobre o mundo veg, ela conta em seu livro situações embaraçosas, engraçadas e surpreendentes em sua jornada pela alimentação livre de carne animal.

Longe de ser uma “pregação”, o livro nos conta de forma leve e descontraída toda a evolução do vegetarianismo no país a partir das próprias experiências da autora. “Nas crônicas eu relato os apuros que passei em uma época que nem os termos vegetarianismo e veganismo eram falados. Não existiam opções, nem restaurantes e as pessoas não entendiam aquele meu hábito estranho de não comer carne”, conta Simone.

Ao longo da leitura, vamos conhecendo um pouco mais sobre o que era ser vegetariano nas décadas passadas, os primeiros restaurantes do gênero na capital paranaense e, até mesmo, a influência da autora para a criação da primeira versão vegetariana de uma famosa batata suíça da cidade. O livro também conta com os depoimentos de amigos e familiares da autora, além da participação de Ricardo Laurino e Patrícia Marin, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Sobre o atual boom vegetariano e vegano no país, Simone, que acompanha com alegria o crescimento do vegetarianismo e veganismo ao longo dos anos, a ponto de virar moda principalmente entre os jovens, torce para que a tendência cresça ainda mais. “Eu comecei a pensar que tenho tantas histórias para contar e os jovens, principalmente colegiais e universitários, nem tem a ideia do que era ser veg anos atrás. Então resolvi contar essas histórias para divertir e mostrar que hoje em dia é muito fácil mudar o cardápio”, finaliza.

O livro também poderá ser adquirido através do site da editora, neste link.

Sobre a autora

Simone Mattos é formada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é coautora de “Chama o Garçom – Botecos de Curitiba e as Histórias que não vêm na Conta” e autora de “Valentina – a Vida Vem de Trem” (ed. InVerso/2018) sua primeira obra de ficção e que foi uma das dez finalistas no Prêmio Barco a Vapor 2017.

 

fonte: Simone Mattos

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Quando

23/10 (sab) 10h – 12h

manhã de autógrafos

Onde

Museu Oscar Niemeyer – MON Loja

R. Mal. Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba-PR

(41) 3350-4400

 

Quanto

manhã de autógrafos – gratuito

livro – R$45

*o livro também poderá ser adquirido através do site da editora, neste link.


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.