Diversão

25 brincadeiras da tradição oral brasileira para fazer em casa

26/05/2021
25 brincadeiras da tradição oral brasileira para fazer em casa

As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Sua importância é tanta que é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem até um dia de celebração: 28 de maio.

Como parte da programação da Semana Mundial do Brincar 2021, promovida pela Aliança pela Infância, o Itaú Social destaca seu conteúdo construído para valorizar os momentos em família por meio de brincadeiras fáceis para se fazer em casa.

O material conta com 25 opções de atividades que fazem parte da tradição oral brasileira adaptadas para a realidade atual. A ideia é que o material sirva de inspiração e as sugestões possam ser melhoradas e ajustadas conforme o contexto de cada lar.

O conteúdo, disponível em forma de curso on-line de duas horas, contém vídeos, áudios e e-book. Também há dicas para garantir a diversão de forma leve para toda a família. O material conta com o apoio técnico do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

“É verdade que brincando as crianças aprendem sobre elas mesmas, sobre o mundo e o que está ao seu redor. Além de aprender, elas nos dizem muitas coisas enquanto brincam, pois externam, a partir do universo simbólico, como elas estão se sentindo”, explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.

Dentre as atividades: leituras, brincadeiras com objetos, brinquedos culturais, parlendas e cantigas, corrida, pega-pega, esconde-esconde, gato mia, estátua e adivinhações.

Algumas dicas para garantir a diversão:

– Escolha um horário em que as crianças não estejam cansadas ou com fome, tampouco precisem relaxar logo depois;

– Organize o espaço em que a brincadeira acontecerá. Há três motivos para isso: facilitar a circulação e garantir a segurança; mostrar a todos que diferentes ambientes da casa podem ter usos variados; e chamar as crianças para a brincadeira;

– Use os materiais que você possui, faça as adaptações necessárias, ajuste as propostas ao que é possível na sua casa e reinvente as brincadeiras tradicionais, do tempo dos pais, tios, avós e bisavós;

– Em algumas atividades, os brincantes têm papéis definidos. Por exemplo, alguém precisa ser o pegador e os demais, os fugitivos. Procure revezar esses papéis, isso aumenta a autonomia das crianças e pode tornar a brincadeira mais divertida para todos. Contudo, o ideal é que o adulto comece exercendo o papel de quem comanda a brincadeira até que as crianças aprendam;

– As crianças gostam de repetir as brincadeiras. Então, não se preocupe em oferecer sugestões novas todos os dias. As brincadeiras podem ser repetidas enquanto estiverem interessando às crianças. Às vezes, variar um pouco a forma de brincar mantém a curiosidade dos pequenos;

– As mesmas brincadeiras podem ser muito divertidas em diferentes idades. Contudo, a partir de determinada fase, a criança terá mais condições de entender as propostas, desenvolvendo-as com mais autonomia.

Semana Mundial do Brincar 2021 (SMB)

É uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Em 2021, o tema da SMB é “Casinhas das Infâncias”, que busca valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.

Para ter acesso ao material, clique aqui.

 

fonte: Aliança Pela Infância/Itaú Social

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OUTONO! 🍁👯‍♂️📸Redução da temperatura 🌡Diminuição do tempo de luz diária ☀️Mudança na coloração das folhas das árvores, que passam a ter tons mais avermelhados… 🍂 (aqui a gente adora por conta das fotinhos, né?)Pensando nisto, listamos alguns lugares incríveis dessa cidade que tanto adoramos para você curtir/registrar a estação em família! 👇Salva o post e PROGRAME-SE 😉📍Parque Tanguá📸 Gazeta do Povo📍Rua do Outono📸 Ricardo Marajó📍Parque São Lourenço📸 Carolina Moraski📍Passeio Público📸 Prefeitura de Curitiba📍Parque Barigui📸 Arlete Reino Pellanda📍Bosque do Papa📸 Prefeitura de Curitiba📍Parque Tingui/Memorial Ucraniano📸 José Fernando Ogura📍Jardim Botânico📸 Thiago KunzMais alguma ideia de local bacana que deseja sugerir? Conta aqui pra gente! 👇.....#curitiba #outono #curitibakids #curitibaemfamilia #curitibacomcrianças #muralzinhodeideias ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.