Literatura

10 livros para celebrar o amor entre mães e filhos segundo A Taba

05/05/2022
10 livros para celebrar o amor entre mães e filhos segundo A Taba

No próximo domingo (08), é celebrado o Dia das Mães.

Pensando nisso, o clube de assinaturas A Taba preparou uma seleção especial de livros que celebram – de diferentes maneiras – a relação de amor entre mães e filhos. Livros que abordam com humor, poesia e muita sensibilidade as dores e as delícias de viver a experiência da maternidade.

Confira abaixo os livros escolhidos:


Algum dia

Autores: Alison Mcghee e Peter H. Reynolds
Editora: WMF Martins Fontes

O sonho de toda mãe é que seu filho viva a vida plenamente. Por meio de frases e ilustrações suaves, este livro registra cenas singelas e emocionantes que de algum modo são familiares a todas as mães e todos os filhos. ‘Algum dia’ é uma ode simples mas muito intensa ao potencial da vida.

A Árvore Generosa
Autor: Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letrinhas

Neste clássico da literatura infantil, um menino e uma árvore têm uma relação muito especial. Dia após dia, ele come suas maçãs, brinca em seus galhos e descansa sob sua sombra. Porém, à medida que vai crescendo, fica cada vez mais exigente em seus pedidos, e a árvore, mesmo com poucos recursos mas cheia de amor, continua a fazer tudo o que ele quer. Todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore; e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar.

A Mãe que Chovia
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Companhia das Letrinhas

O menino desta história é filho da chuva. E, com uma mãe tão necessária a todos, tem de aprender, a duras penas, a partilhar com o mundo todo o seu cuidado e dedicação. Através do seu percurso, ele dá aos leitores uma lição de generosidade e perseverança – e acaba por descobrir uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.

A Mãe que Voava
Autora: Caroline Carvalho
Editora: Aletria

Alice quer a companhia da mãe. A segue pela casa e a observa “voando” em seus afazeres. Um dia a mãe sai para trabalhar, foi ensinar seus alunos a ler e escrever palavras bonitas.

Mamãe Já Foi Pequena Antes de Ser Grande
Autoras: Valérie Larrondo e Claudine Desmarteau
Editora: Rocco Jovens Leitores

As autoras usam situações do cotidiano para mostrar, com frases curtas e ilustrações debochadas, que nem sempre se pode acreditar no que a mamãe diz, principalmente no que diz respeito à sua infância… Afinal, qual é a mãe que nunca usou a estratégia ‘quando eu era criança eu raspava o prato’ para fazer o filho comer? Ou então que não se gaba em dizer que escovava os dentes, penteava o cabelo e dava um simples beijinho de boa noite em seus pais antes de dormir, sozinha e calminha, sem ninguém mandar? Com texto e ilustrações que dialogam, o livro mostra que nem sempre o discurso reflete a verdade. ‘Mamãe já foi pequena antes de ser grande’ faz graça da relação entre mães e filhos e aproxima os pequenos de suas progenitoras ao mostrá-las menos certinhas e mais ‘humanas’.

Mamãe Tem Medo
Autoras: Beatrice Masini e Alireza Goldouzian
Editora: Pulo do Gato

Mamãe Cabra é uma mãe preocupada. Muito preocupada. Ela morre de medo de tudo, principalmente de que alguma coisa aconteça com seus cabritinhos. Por isso, vê perigo em toda parte. Às vezes ela exagera um pouco em seu cuidado. Para Mamãe Cabra, em qualquer hora e em qualquer lugar, alguém poderá fazer mal para seus filhotes, e ela só encontra uma saída para protegê-los: ficar perto deles.

Mamãe Zangada
Autora: Jutta Bauer
Editora: Cosac & Naify

Após a simpática ovelha Selma, a Cosac Naify traz aos admiradores de Jutta Bauer outra comovente publicação da autora: Mamãe zangada. A partir de um tema intenso – a delicada relação entre mãe e filho -, Jutta cria uma emocionante metáfora para mostrar o que acontece com as crianças quando levam uma bronca daquelas. A história é sobre pinguins, mas certamente se aplica aos seres humanos. Quando leva uma bronca da mãe, o pequeno pinguim se despedaça em pleno ar e cada pedaço do seu corpo vai parar em um lugar bem distante. Com ilustrações expressivas e texto sucinto, a autora dá voz aos sentimentos e às fragilidades humanas ao alertar para o poder destruidor da indelicadeza. Um livro doce, com final surpreendente, mas sem meias-palavras. Um aprendizado para pais e filhos.

Meu Pequenino
Autores: Germano Zullo e Albertine
Editora: Amelì Editora

Meu pequenino narra o ciclo da vida como uma dança. Trata-se de uma história atemporal sobre o amor que une mãe e filho, que pode ser apreciada quadro a quadro ou mesmo folheada como um flipbook. Em cada virada de página, as singelas palavras de germano Zullo aliadas à simplicidade dos desenhos a lápis de Albertine tornam o livro ainda mais intenso e emocionante, ao contar uma história tão particular, complicada, pessoal e preciosa, que pertence a todos nós.

A Melhor Mãe do Mundo
Autoras: Nina Rizzi e Veridiana Scarpelli
Editora: Companhia das Letrinhas

Nesta narrativa cheia de afeto e delicadeza, acompanhamos uma criança que nos apresenta à sua mãe. Ela joga bola, ajuda na lição de casa e está sempre pronta para ajudar quem precisa. Essa mãe pode até não estar por perto, mas se faz presente da melhor forma possível: com o amor que preenche cada detalhe dessa relação. Este livro vai conquistar leitores de todas as idades ao lembrar que certas relações têm o raro poder de nos fazer manter a esperança independentemente do que aconteça.

A Minha Mãe Vira Bicho
Autoras: Ana Castro e Stefania Magalhães
Editora: Editora Matrescência

Mãe vira bicho, sabia? Tem coisas que só a mãe da gente sabe fazer. Parece mágica. Basta um filho precisar, que a mãe faz de tudo para ajudar! Ele pode estar perdido ou correndo perigo. Pode ser medo, sono ou fome. Pode ser só uma vontade de colo. O que importa é que tem coisas que só a mãe da gente entende. E ela vem igual bicho. Pode reparar, na sua casa também acontece. Às vezes ela é águia, às vezes é leoa, mas também pode ser girafa, golfinho e até canguru. A Minha Mãe vira Bicho é uma história alegre, colorida e encantadora para mostrar, com cenas do cotidiano, como acontece esse fenômeno de proteção e cuidado das mães com seus filhotes.

Alguns dos títulos indicados neste post estão disponíveis para venda na Amazon. Outros esgotados nas livrarias, mas podem ser encontrados em sebos.

Escolha o seu favorito e boa leitura!

 

fonte: A Taba


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.