Os Territórios de Aprendizagem são lugares de investigação que possibilitam o conhecer por meio da exploração dos mais diferentes espaços.
Nos Territórios de Aprendizagem a valorização do processo de pesquisa em detrimento da obtenção de resultados, bem como, da trajetória que a criança desenha enquanto aprende, contribuem para a construção de seu desenvolvimento.
O ser humano nasce com uma capacidade enorme que lhe permite explorar, discernir e interpretar a realidade através de todos os seus sentidos. Na Educação Infantil, um ambiente sempre igual, não é rico à percepção das crianças. Portanto, a escola deve ser capaz de contribuir para fomentar experiências sensoriais, a fim de refiná-las e não somente desenvolvê-las.
Enquanto está em um Território de Aprendizagem a criança tem a oportunidade de explorar diferentes possibilidades de um único elemento ao entrar em contato direto com ele. Quando a criança usa sua mente e suas mãos para agir sobre um material, começa a adquirir habilidades, construir experiências e criar regras.
Os Territórios de Aprendizagem são alimento para a vida sensível da criança, onde o simples se torna extraordinário.
Na Casinha Feliz os Territórios de Aprendizagem tornaram-se verdadeiros Territórios da Infância. Um quintal bonito e aconchegante onde as crianças podem vivenciar suas experiências, testar possibilidades e construir seu aprendizado de acordo com suas descobertas.
Nas mãos dos pequenos frequentadores da Casinha, os objetos se transformam! Fitas VHS tornam-se pontes, ruas e torres. Canos de PVC são túneis, lunetas, telescópios. Assim, uma infinidade de relações vão sendo estabelecidas entre a criança e os objetos que a cercam, possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, a qual oferece novos horizontes na vontade de aprender.
Oferecer à criança mais do que ela já conhece e lhe provocar a ir além do superficial é dever na educação infantil. Vídeos, smartphones e computadores já fazem parte do dia a dia da infância e não há como lhes negar o acesso a tais tecnologias. Porém, a escola deve se abrir como um laboratório de pesquisas para colocar as crianças em contato com a natureza e com materiais desestruturados, que deem a chance dos pequenos criarem, inventarem e se tornarem cidadãos com ferramentas para se destacarem em um mundo cada vez mais competitivo.
A vivência da infância em sua plenitude deve ser um compromisso da escola de Educação Infantil. Afinal, brincar de comidinha com elementos da natureza é um território sagrado da infância assim como o colo da vovó. Nosso quintal esta aberto para receber as crianças e lhes permitir ousar e viver o encantamento que somente esta fase da vida nos da de presente.
por Adriana Butturi, Coordenadora Pedagógica na Casinha Feliz
Casinha Feliz Berçário e Educação infantil fica localizada na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1677, no Batel. Mais informações: (41) 33222003/ Facebook @casinhafelizcuritiba/ Instagram @casinhafelizcwb / www.casinhafeliz.com.br