Aeroporto Afonso Pena recebe exposição “Moje Babuszki”

Exposições

31/07/2017

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais em parceria com a Infraero promovem, até 31/07, a exposição de Artes Visuais ”Moje Babuszki” no Aeroporto Afonso Pena.

A mostra que já foi vista com grande sucesso na Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek na Colônia Murici está em itinerância cultural e busca despertar o interesse na cultura e na arte da pintura de bonecas de encaixar através das obras do artista plástico Eloir Jr.

“Moje Babuszki”, que em polonês significa “Minhas Babuchkas” e carinhosamente “minhas vovozinhas”, é uma coletânea lúdica e sacra, com muita influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico através das tradicionais bonecas de encaixar, e neste processo surgem referências as grandes atrizes, lendas e demais personalidades que interagem também com santos católicos em cenários paranistas.

Os bidimensionais de Eloir Jr. exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e seus personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis, pinhões, araucárias e lambrequins, remetendo a gênese da colonização paranaense.

 

fonte: Eloir Jr – Artista Plástico, Curador e Colunista Cultural
Estudioso das Culturas Étnicas Europeias no Paraná

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Informações do Evento

Quando

até 31/07 (diariamente) horário de funcionamento do aeroporto

Onde

Aeroporto Afonso Pena

Av. Rocha Pombo, 2730. Água Belas. São José dos Pinhais – PR

Quanto

gratuito

Compartilhe esse post