Pensando o Brincar: evento gratuito promove exibição de filme e bate-papo com educadores na Cinemateca

Por Muralzinho de Ideias

“Terreiro é espaço do sagrado, da (con)vivência, da intimidade de uma comunidade que se une num só fazer. É território do brinquedo que transborda as linhas do objeto, transcende, vira folguedo, festa popular.” Foi com esta chamada que conhecemos o filme Terreiros do Brincar, uma produção de Maria Farinha Filmes.

Realmente uma citação impactante. E podemos dizer o mesmo do filme. Impossível não pensar como educamos nossas crianças nos grandes centros urbanos e refletir sobre este brincar coletivo.

Lançado em maio deste ano, o média-metragem lotou as salas de cinema em sua estreia. Um sucesso de público! A produção audiovisual faz parte do material captado em viagens do programa Território do Brincar pelo Brasil. O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado. Nesses universos, as crianças participam de todas as etapas da festa, da preparação ao término. A criança observa o adulto, e o adulto que brinca torna-se uma referência para a criança. Quando a criança sai do espaço familiar e vai para o comunitário.

Se assistir ao filme sozinho já suscita várias reflexões, imagina se for possível assistir entre educadores e interessados no assunto e ainda poder conversar sobre todas estas impressões ao final? Pois este é o convite que nós fazemos a você!

Desde a primeira edição do evento “Pensando…” , quando assistimos ao documentário “Sementes do nosso Quintal” e dialogamos a respeito da Educação Infantil, a intenção foi a de proporcionar um espaço para pensar, repensar, refletir e ressignificar de modo coletivo. Nesta segunda edição a conversa será em torno do brincar. Por isso, após a exibição especial do filme “Terreiros do Brincar”, realizaremos um bate-papo com educadores convidados mediado por Cristiane Souza, autora de literatura infantil e uma das idealizadoras do evento.

A exibição e conversa acontecerá no dia 07/10, o primeiro sábado do mês em que celebramos a infância, e faz parte da programação de abertura do Centro Histórico Divertido. O evento será novamente realizado na Cinemateca de Curitiba, às 9h30, com duração de 2 horas, e totalmente gratuito. Para participar, é necessário realizar uma pré-inscrição online aqui no site do Muralzinho de Ideias, que é novamente correalizador deste bonito evento.

A primeira edição que fizemos do “Pensando…” lotou! Então, não perca tempo! O evento é gratuito e tem vagas limitadas! Utilize o formulário abaixo e realize a sua inscrição o quanto antes. Também já se programe para aproveitar as demais atividades que acontecerão no Centro Histórico neste dia.

Nos vemos no dia 7! Até lá!

Compartilhe esse post

    0
    0

    Dê sua Opinião

    Suas ideias são sempre bem-vindas no nosso Muralzinho.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Curta nossa Fan Page

    Instagram

    Newsletter