Sem categoria

Fotógrafos lançam livro com retratos da sua filha e ampliam o debate sobre a infância livre

19/04/2017
Fotógrafos lançam livro com retratos da sua filha e ampliam o debate sobre a infância livre

“(…) Neste livro, encontramos fotografias de uma infância sem consumismo, televisão ou tecnologia. O projeto fotográfico que o originou não é só relevante pelo seu conceito, mas também pela qualidade das imagens: expressivas, tocantes, honestas e corajosas. Cada fotografia é uma narrativa completa, e o seu conjunto é tão imersivo quanto uma viagem para um local há muito esquecido.

Retratos pra Yayá é mais que um livro. É um convite para ver a vida de outra forma: com menos telas e mais barro, menos compras e mais brincadeiras, menos coisas e mais sensações. Ao longo das páginas, percebemos que o tema que as permeia é a liberdade. Uma liberdade com a qual não estamos mais acostumados e da qual temos apenas uma tênue recordação. Felizmente, a sensibilidade de Irmina e Sávio, junto com a doçura de Yasmin, nos lembra de que, no viver simples e na presença nas nossas experiências mais cotidianas, ainda podemos ser livres”.

Rodrigo Fernando Pereira, prefácio do livro “Retratos pra Yayá”

YY

O livro “Retratos para Yayá” é uma coletânea de fotografias da autoria de Irmina Walczak e Sávio Freire, um casal de fotógrafos que proporcionam aos seus filhos – Yasmin de 5 e Kajetan de 1 – uma infância livre de televisão, tecnologia e consumismo, e muito mais próxima da natureza e das brincadeiras ao ar livre.

As imagens, produzidas entre 2012 e 2016, grande parte delas feita no quintal arborizado da casa onde moram em Brasília, são o resultado do trabalho fotográfico e da imersão na infância. A publicação, com a direção de arte feita por Edu Hirama & Mariana Simonetti, é um diário sobre um cotidiano infantil simples e poético ao mesmo tempo. Apesar das imagens serem um registro do dia-dia da Yasmin, carinhosamente chamada de Yayá, o tema é universal e permite que muitas pessoas se reconheçam na figura dela e ampliem seu conhecimento a respeito da infância respeitosa, autônoma e lúdica. Entre as fotografias escolhidas para compor o livro encontram-se algumas premiadas ao longo destes quatro anos. Uma delas é finalista do prestigioso Lens Culture Portraits Award 2016. O projeto do livro foi financiado a partir de uma campanha de crowdfunding e contou com apoio de mais de 300 pessoas e instituições.

O lançamento do livro acontece quinta-feira, 20/04, às 19h30, na Sede Batel do Centro Europeu (Rua Benjamin Lins, 999). O evento é gratuito e contará com a presença dos autores Irmina Walczak e Sávio Freire.

ConvitecuritibaCE

“Retratos pra Yayá”
Autores: Irmina Walczak & Sávio Freire
Direção de arte: Edu Hirama & Mariana Simonetti
Tamanho: 25,5x24cm; 120páginas
Impressão: IPSIS Gráfica e Editora
ISBN: 978-85-922168-0-1


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.