Semana Mundial do Brincar

4 filmes para inspirar: Semana Mundial do Brincar

18/05/2017
4 filmes para inspirar: Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância que acontece desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28/05, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados à infância em todo o país.

Este ano acontece entre os dias 21 e 28/05 e o tema escolhido para inspirar a programação é “O Brincar que Encanta o Tempo“: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas. Uma oportunidade bastante propícia para o debate e reflexão sobre o respeito do tempo na infância, como também, sobre a importância do brincar não apenas para a criança, mas também na vida adulta.

Pensando nisso, resolvemos compartilhar com vocês quatro filmes que têm relação com o tema e nos inspiram nessa Semana Mundial do Brincar. Confira!

Tarja Branca
As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.
Produção: Maria Farinha Filmes
Direção: Cacau Rhoden

Território do Brincar
Esta produção é fruto de um percurso de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós. O longa metragem assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças. Assumimos uma linguagem que não pretende ser didática ou ter a intenção de provocar discussões sobre o certo e o errado na educação, e confiamos na comunicação pela força sensível infantil.
Produção: Maria Farinha Filmes e Ludus Videos e Cultura
Direção: Renata Meirelles e David Reeks

Sementes do Nosso Quintal
Um documentário sobre uma escola bem diferente, a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. Sua idealizadora é Thereza Soares Pagani, que vive a escola como seu maior objetivo de vida, e ensina a valorização da infância. Na escola as crianças aprendem com arte, literatura, música e cultura popular brasileira.
Produção: Espaço Filmes
Direção: Fernanda Heinz Figueiredo

O Menino e o Mundo
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Produção: Espaço Filmes
Direção: Alê Abreu


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.