4 filmes para inspirar: Semana Mundial do Brincar

Por Muralzinho de Ideias

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância que acontece desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28/05, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados à infância em todo o país.

Este ano acontece entre os dias 21 e 28/05 e o tema escolhido para inspirar a programação é “O Brincar que Encanta o Tempo“: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas. Uma oportunidade bastante propícia para o debate e reflexão sobre o respeito do tempo na infância, como também, sobre a importância do brincar não apenas para a criança, mas também na vida adulta.

Pensando nisso, resolvemos compartilhar com vocês quatro filmes que têm relação com o tema e nos inspiram nessa Semana Mundial do Brincar. Confira!

Tarja Branca
As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.
Produção: Maria Farinha Filmes
Direção: Cacau Rhoden

Território do Brincar
Esta produção é fruto de um percurso de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós. O longa metragem assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças. Assumimos uma linguagem que não pretende ser didática ou ter a intenção de provocar discussões sobre o certo e o errado na educação, e confiamos na comunicação pela força sensível infantil.
Produção: Maria Farinha Filmes e Ludus Videos e Cultura
Direção: Renata Meirelles e David Reeks

Sementes do Nosso Quintal
Um documentário sobre uma escola bem diferente, a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. Sua idealizadora é Thereza Soares Pagani, que vive a escola como seu maior objetivo de vida, e ensina a valorização da infância. Na escola as crianças aprendem com arte, literatura, música e cultura popular brasileira.
Produção: Espaço Filmes
Direção: Fernanda Heinz Figueiredo

O Menino e o Mundo
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Produção: Espaço Filmes
Direção: Alê Abreu

Compartilhe esse post

    0
    0

    Dê sua Opinião

    Suas ideias são sempre bem-vindas no nosso Muralzinho.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Curta nossa Fan Page

    Instagram

    Newsletter