cinema

2 filmes inéditos convidam o espectador a refletir sobre o brincar

31/05/2017
2 filmes inéditos convidam o espectador a refletir sobre o brincar

O Território do Brincar lançou dois novos filmes: o média-metragem Terreiros do Brincar e o curta Waapa. Ambos buscam retratar o brincar por novos ângulos e nuances, explorando os saberes populares e a ligação espiritual estabelecida entre as pessoas, natureza e cultura.

O documentário Terreiros do Brincar é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância. Como caiçaras, quilombolas, ribeirinhos, caipiras, jangadeiros, pantaneiros, sertanejos, entre outros, se relacionam com o brincar dentro dessas manifestações? Essa relação é mostrada no filme dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, assim como a participação de crianças na relação com o brincar coletivo.

Numa mesma linha de abordagem e investigação, o curta metragem Waapa mostra o brincar do povo Yudjá, da aldeia indígena Tuba Tuba, que habita as margens do rio Xingu, no Mato Grosso. Esse povo trata a criança e suas experiências entendendo que é preciso protegê-la e prepará-la para viver, além de fortalecer seu corpo e alma durante o crescimento. Dirigido por Renata Meirelles, David Reeks e Paula Mendonça, o filme convida o espectador para um mergulho no brincar e nas influências de uma relação espiritual com a natureza que envolve a infância Yudjá.

As duas produções são correalizadas pelo Instituto Alana e produzidas pela Maria Farinha Filmes e reforçam a importância de garantir às crianças uma infância permeada pelas brincadeiras, rituais e manifestações populares, permitindo a elas um brincar livre e espontâneo.

Os filmes agora integram o catálogo do VIDEOCAMP, que acredita no poder do cinema para transformar realidades e para isso tem como missão colocar questões socialmente relevantes em pauta, divulgando causas que merecem ser amplificadas e histórias que merecem ser contadas.

Confira aqui os trailers das novas produções e, como nós, se inspire!

Ficha Técnica 
Direção: David Reeks, Renata Meirelles
Produzido por: Marcos Nisti, Estela Renner e Luana Lobo
Roteiro: Renata Meirelles, Soraia Chung Saura
Fotografia: David Reeks
Montagem: Marilia Moraes, David Reeks
Produção Executiva: Juliana Borges
Finalização e Correção de Cor: Eduardo de Andréa (Kito)
Mixagem e Restauração de Audio: Dan Zimmerman
Motion Designer: Daniel Araújo
Som: Dan Zimmerman
Produção: Maria Farinha

Ficha Técnica Waapa
Direção: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles
Produzido por: Marcos Nisti, Estela Renner e Luana Lobo
Roteiro: Henry Grazinolister
Fotografia: David Reeks
Montagem: Raimo Benedetti, Nana Ribeiro
Argumento: David Reeks, Paula Mendonça, Renata Meirelles, Yabaiwa Juruna
Música: Músicas de flauta e festas Yudja / acervo Instituto Socioambiental e músicas de flauta gravadas em campo de Yamba Juruna
Produção Executiva: Juliana Borges
Câmera: David Reeks
Som Direto: Arewana Juruna, Yariato Juruna
Pesquisa: Paula Mendonça
Finalização e Correção de Cor: Eduardo de Andréa (Kito)
Mixagem e Restauração de Audio: Dan Zimmerman
Motion Designer: Daniel Araújo
Produção: Maria Farinha

 

inspiração: Instituto Alana


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.